Governança

Agindo com integridade e responsabilidade

Nossa abordagem de governança enfatiza integridade e responsabilidade, priorizando o que é certo em vez do que é fácil. Por meio de nossa dedicação à colaboração e gestão ética, cumprimos consistentemente nossa promessa de melhorar vidas com soluções inovadoras de assistência médica.

François Garnier

VPE, Conselheiro Geral & Diretor Executivo de Ética e Conformidade

Ícone de alerta

Manter padrões éticos para pacientes e sociedade

Na Ipsen, temos orgulho do nosso compromisso com a integridade, transparência e manutenção dos mais altos padrões éticos. Estamos promovendo uma gestão responsável enquanto cultivamos uma mentalidade ética forte que permeia todos os níveis de nossa organização.

  • Fazendo o que é certo, não o que é fácil – entregando nossos resultados de forma ética e em conformidade, respeitando os direitos humanos, combatendo a corrupção e criando um ambiente de integridade.
  • Guiados pela nossa estratégia: Foco. Juntos. Para pacientes e sociedade. Governança corporativa forte, metas sustentáveis em compensação e o programa Geração Ipsen.
  • Sucesso alcançado por meio de gestão responsável – gestão proativa de riscos e processos de gestão de crises.
Código de Conduta da Ipsen

Código de Conduta da Ipsen

O Código de Conduta da Ipsen é um modelo dinâmico que enfatiza tomadas de decisões éticas, a transparência e responsabilidade em nossas diversas operações. Esta estrutura robusta alimenta um compromisso inabalável para revolucionar o atendimento ao paciente, cultivar uma cultura corporativa forte e exceder os padrões e regulamentações do setor.

Consulte o Código de Conduta completo

Combater a corrupção com ética e transparência

Na Ipsen, mantemos com orgulho nossos padrões éticos, integridade e transparência em todos os nossos esforços. Políticas anticorrupção robustas garantem estrita adesão a toda a legislação nacional e internacional aplicável, manutenção precisa de registros financeiros e interações com as partes interessadas com base na integridade e no mérito.

A luta contra a corrupção é uma promessa por meio do nosso Código de Conduta, pois a Ipsen rejeita qualquer forma de corrupção que distorça o comércio justo, atrapalhe o desenvolvimento econômico e imponha vários custos à sociedade em geral.

 

O compromisso da Ipsen em conduzir negócios com altos padrões de ética é refletido por meio do Programa Anticorrupção, para uma mudança social positiva sob a Geração Ipsen. Um comitê operacional multifuncional dedicado trabalha em iniciativas anticorrupção significativas e se reporta regularmente à Equipe de Liderança Executiva.

 

A Ipsen é certificada desde 2021 pela ISO 37001 – Norma Internacional Anticorrupção para sistemas de gestão anticorrupção, para o benefício de Pacientes, Sociedade e Funcionários.

 

A Ipsen é um grupo biofarmacêutico global dinâmico e crescente, voltado para especialidades, com foco em medicamentos transformadores em Oncologia, Doenças Raras e Neurociência.

 

Em linha com nossa Responsabilidade Social Empresarial, reconhecemos nosso papel como contribuinte responsável para pagar nossa cota integral de impostos, incluindo impostos de renda corporativos, como parte de nossa contribuição para a sociedade.  Assim, a Ipsen paga sua cota justa de impostos em todos os países onde opera.

 

O objetivo deste documento é fornecer transparência para garantir uma compreensão adequada da maneira como a Ipsen aborda questões de política tributária:

  • Nossa conformidade
  • Nossa governança tributária e gerenciamento de risco
  • Nossa atitude em relação ao planejamento tributário
  • Nossos riscos tributários
  • Nosso envolvimento com as autoridades fiscais

Nossa atitude em relação ao planejamento fiscal

 

A abordagem da Ipsen é pagar o valor correto e justo de imposto para minimizar o risco de incerteza ou disputas. Nossas posições fiscais são baseadas em interpretação razoável da lei aplicável e estão alinhadas com a substância da atividade econômica de nossos negócios localmente.

 

Estamos comprometidos em manter e seguir uma política de preços de transferência que é baseada nas Diretrizes de Preços de Transferência da OCDE, notadamente o padrão arm’s length e as metas do projeto OECD/G20 Base Erosion and Profit Shifting (“BEPS”).

 

A Ipsen tem uma abordagem de tolerância zero à evasão fiscal e à facilitação da evasão fiscal. A Ipsen não realiza planejamento fiscal agressivo ou arranjos fiscais artificiais. Quando disponíveis, incentivos fiscais legítimos (por exemplo, créditos fiscais de P&D) ou isenções são implementados no espírito em que são pretendidos e alinhados com nossas atividades comerciais e reputação.

 

Nossos riscos fiscais

 

A Ipsen busca cumprir integralmente as regulamentações fiscais e gerencia ativamente seus negócios para minimizar o risco de não conformidade, garantindo que as declarações e pagamentos de impostos sejam feitos em dia com a divulgação adequada feita às autoridades fiscais. Nós nos esforçamos para a conformidade total e estamos continuamente melhorando nossos processos, que são baseados em padronização, simplificação e automação.

 

Áreas de incerteza e complexidade da atual lei tributária internacional são gerenciadas pelo Departamento Tributário e, além disso, buscamos regularmente aconselhamento de consultores tributários externos independentes para minimizar nosso risco tributário.

 

Nosso envolvimento com as autoridades fiscais

Buscamos operar um relacionamento honesto e transparente com todas as autoridades fiscais.

 

Arquivamos declarações de impostos oportunas e precisas, e respondemos aberta e prontamente a quaisquer perguntas que possam ser levantadas em relação às nossas declarações de impostos. Como qualquer empresa multinacional, nossas declarações de impostos estão continuamente sob auditoria em todo o mundo. Caso uma autoridade fiscal discorde de nossas visões sobre o tratamento tributário apropriado de um determinado item, trabalharemos construtivamente para tentar resolver o problema em tempo hábil por meio de métodos apropriados de resolução de disputas.

 

Conformidade

 

Os assuntos fiscais são geridos de maneira consistente com o Código de Conduta Ética da Ipsen, para conduzir os negócios de forma legal e ética.

 

A Ipsen está comprometida em observar todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis no cumprimento de suas responsabilidades fiscais e de relatórios em todas as jurisdições onde opera, garantindo o cumprimento de todos os requisitos legais de divulgação relevantes.

 

Nossa governança tributária e gerenciamento de risco

 

O objetivo fundamental da governança tributária da Ipsen é garantir estrita conformidade e transparência com os regulamentos tributários aplicáveis ​​e garantir a supervisão adequada da política tributária implementada por suas subsidiárias em todos os territórios onde opera.

 

A Ipsen atua com diligência e julgamento, para garantir que todas as decisões sejam tomadas em um nível apropriado e sejam apoiadas por processos e diretrizes consistentes e documentação completa. A função tributária está localizada na França, Reino Unido e EUA. O departamento de impostos se reporta ao EVP CFO e nossos profissionais fiscais estão comprometidos com os mais altos padrões de conformidade em leis e regulamentos fiscais.

 

Nossa atitude em relação ao planejamento tributário

 

A abordagem da Ipsen é pagar o valor correto e justo de impostos para minimizar o risco de incertezas ou disputas. Nossas posições fiscais são baseadas em uma interpretação razoável da legislação aplicável e estão alinhadas com a atividade econômica de nosso negócio localmente.

 

Estamos comprometidos em manter e seguir uma política de preços de transferência baseada nas Diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre Preços de Transferência, notadamente o padrão de preços de mercado (arm’s length) e os objetivos do projeto da OCDE/G20 sobre Erosão da Base Tributária e Transferência de Lucros (“BEPS”).

 

A Ipsen adota uma política de tolerância zero em relação à evasão fiscal e à facilitação da evasão fiscal. A Ipsen não realiza planejamentos fiscais agressivos ou arranjos fiscais artificiais. Quando disponíveis, incentivos fiscais legítimos (por exemplo, créditos fiscais para P&D) ou isenções são implementados de acordo com o espírito para o qual foram criados e alinhados com nossas atividades comerciais e reputação.

 

Nossos riscos fiscais

 

A Ipsen busca cumprir plenamente as regulamentações fiscais e gerencia ativamente seus assuntos para minimizar o risco de não conformidade, garantindo que as declarações fiscais e os pagamentos sejam feitos dentro do prazo, com a devida divulgação às autoridades fiscais. Buscamos a conformidade total e estamos continuamente aprimorando nossos processos, que são baseados em padronização, simplificação e automação.

 

Áreas de incerteza e complexidade da legislação fiscal internacional atual são gerenciadas pelo Departamento Fiscal e, além disso, regularmente buscamos aconselhamento de consultores fiscais externos independentes para minimizar nosso risco fiscal.

 

Nosso relacionamento com as autoridades fiscais

 

Buscamos manter um relacionamento honesto e transparente com todas as autoridades fiscais.

 

Enviamos declarações fiscais de forma precisa e dentro do prazo, e respondemos de maneira aberta e imediata a quaisquer questionamentos que possam ser levantados em relação às nossas declarações fiscais. Como qualquer empresa multinacional, nossas declarações fiscais estão constantemente sob auditoria em todo o mundo. Caso uma autoridade fiscal discorde de nossas posições sobre o tratamento tributário adequado de um determinado item, trabalharemos de forma construtiva para tentar resolver a questão de maneira tempestiva, utilizando os métodos apropriados de resolução de disputas.

Na Ipsen, incentivamos os colaboradores a reportarem comportamentos potenciais de não conformidade ou antiéticos, promovendo uma cultura de denúncia e promovendo a transparência e a responsabilidade. Nossa Política Global de Denúncia está em vigor desde 2018.

 

Comprometemo-nos a tratar de forma justa as preocupações que nos são apresentadas. Relate quaisquer preocupações por meio da Plataforma de Alerta Whispli ou utilize o endereço de e-mail: Ipsen.Ethics.Hotline@ipsen.com.

A Ipsen aprimora continuamente seu Programa de Ética Empresarial, respaldado por uma infraestrutura robusta e um sistema de governança. Ao fomentar uma cultura de responsabilidade, prestação de contas e tomada de decisões conscientes, mantemos uma base ética sólida.

A Ipsen está comprometida em garantir uma política robusta de Governança de Oportunidades e Riscos, com vários comitês estratégicos e operacionais trabalhando ativamente para identificar, avaliar e abordar riscos e oportunidades.

A Ipsen reconhece que seus terceiros desempenham um papel importante no sucesso e nos compromissos da empresa. Assim, buscamos fazer negócios com organizações que compartilham o compromisso da Ipsen com uma cultura ética e operam de maneira social e ambientalmente responsável.

 

O Código de Conduta do Parceiro de Negócios da Ipsen documenta os princípios e as expectativas para estabelecer e manter um relacionamento comercial com terceiros.

 

  • A Ipsen cumpre as leis, regulamentos e códigos internacionais e nacionais que proíbem qualquer forma de corrupção e evita fazer negócios com entidades e/ou indivíduos sujeitos a sanções comerciais e econômicas. Seguindo uma abordagem baseada em gestão de riscos, nosso Programa Global de Terceiros garante que trabalhemos com terceiros confiáveis e respeitáveis, que operem de forma social e ambientalmente responsável.
  • A Ipsen também implementou um processo de Gestão de Risco de Fornecedores utilizando uma plataforma digital unificada, envolvendo especialistas em riscos multifuncionais para garantir que os potenciais fornecedores atendam aos nossos padrões. Essa abordagem simplifica as avaliações e fortalece a gestão de riscos em toda a nossa organização.
  • A Ipsen está comprometida com altos padrões de conformidade financeira e implementou a abordagem No PO No Pay (Sem Pedido de Compra, Sem Pagamento) para a grande maioria das despesas. Isso significa que os terceiros devem ter um pedido de compra válido antes de iniciar o trabalho e enviar uma fatura para pagamento. Dependendo do país em que os terceiros fornecerão serviços ou produtos, os termos e condições do pedido de compra podem variar. Clique abaixo para acessar os Termos e Condições Aplicáveis do Pedido de Compra.
  • Realizamos qualificação de fornecedores e diligência devida regular baseada em gestão de riscos ao longo de nossa cadeia de valor, o que envolve garantir que nossas expectativas em relação aos direitos humanos, entre outros tópicos como anticorrupção e um ambiente sustentável, sejam abordadas nas primeiras fases do engajamento com terceiros.

Na Ipsen, nos preocupamos em proteger os dados pessoais de todos os nossos parceiros. Garantimos que usamos apenas dados pessoais conforme necessário, que o uso desses dados é legal e justo, que mantemos os dados seguros e que informamos os indivíduos sobre como usamos seus dados. Gerenciamos a conformidade de privacidade na Ipsen por meio de políticas, procedimentos e treinamento, e fomentando uma forte cultura de respeito à privacidade.

Estamos comprometidos em promover transparência e confiança em todas as nossas colaborações com profissionais de saúde (HCPs) e organizações de saúde (HCOs). Ao divulgar abertamente informações sobre transferências de valor, ensaios clínicos, publicações científicas e atividades de representação de interesses, garantimos integridade e promovemos uma base ética sólida em nossas interações.

 

Regras de Transparência e Relatórios

 

Por favor, siga os links para os países para encontrar informações sobre as regras de transparência e os relatórios locais:

 

Áustria

 

Bélgica

 

Bulgária

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019, 2021, 2022
  • Relatório EFPIA de 2020 em euro: Búlgaro
  • Relatório EFPIA de 2023 em lev: Búlgaro
  • Nota metodológica: Inglês

 

Croácia

  • Relatório EFPIA de 2017 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2017 em kuna: Inglês
  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023
  • Nota metodológica: Inglês

 

Chipre

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2020, 2021, 2022
  • Relatório EFPIA de 2019 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2023 em euro: Inglês
  • Nota metodológica: Inglês

 

República Tcheca

 

Dinamarca

 

Estônia

 

Finlândia

 

França

 

Alemanha

 

Grécia

  • Relatório EFPIA de 2019 em euro: Grego
  • Relatório EFPIA de 2020 em euro: Grego
  • Relatório EFPIA de 2021 em euro: Grego
  • Relatório EFPIA de 2022 em euro: Grego
  • Relatório EFPIA de 2023 em euro: Grego
  • Nota metodológica: Grego

 

Hungria

  • Relatório EFPIA de 2019 em forint: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2020 em forint: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2021 em forint: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2022 em forint: Húngaro
  • Relatório EFPIA de 2023 em forint: Húngaro
  • Nota metodológica: Inglês

 

Islândia

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023

 

Irlanda

 

Itália

 

Letônia

 

Lituânia

  • Relatório EFPIA de 2019 em euro: Lituano
  • Relatório EFPIA de 2020 em euro: Lituano
  • Relatório EFPIA de 2021 em euro: Lituano
  • Relatório EFPIA de 2022 em euro: Lituano
  • Relatório EFPIA de 2023 em euro: Lituano
  • Nota metodológica: Lituano

 

Luxemburgo

  • Relatório EFPIA de 2019 em euro: Inglês
  • Nenhuma transferência de valor em 2020
  • Relatório EFPIA de 2021 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2022 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2023 em euro: Inglês
  • Nota metodológica: Inglês

 

Malta

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023
  • Nota metodológica: Inglês

 

Noruega

 

Polônia

 

Portugal

 

Romênia

  • Relatório EFPIA de 2020: Romeno / Rapport R&D 2020: Romeno
  • Relatório EFPIA de 2021: Romeno / Rapport R&D 2021: Romeno
  • Relatório EFPIA de 2022: Romeno / Rapport R&D 2022: Romeno
  • Relatório EFPIA de 2023: Romeno / Rapport R&D 2023: Romeno
  • Relatório EFPIA de 2024: Romeno / Rapport R&D 2024: Romeno

 

 

Rússia

 

Sérvia

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019
  • Relatório EFPIA de 2020 em euro: Inglês / Sérvio
  • Relatório EFPIA de 2021 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2022 em dinar sérvio: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2023 em dinar sérvio: Inglês
  • Nota metodológica: Inglês

 

Eslováquia

 

Eslovênia

  • Nenhuma transferência de valor em 2018, 2019, 2020
  • Relatório EFPIA de 2021 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2022 em euro: Inglês
  • Relatório EFPIA de 2023 em euro: Inglês
  • Nota metodológica: Inglês

 

Espanha

 

Suécia

 

Suíça

 

Países Baixos

 

Ucrânia

 

Reino Unido

 

A Ipsen colabora ativamente com organizações de pacientes para entender e apoiar as necessidades dos pacientes. Com ênfase na transparência, divulgamos publicamente o apoio financeiro e não financeiro fornecido a essas organizações, em conformidade com o Código EFPIA.

 

Com base em nosso compromisso com a transparência e sob o Código EFPIA para Organizações de Pacientes, disponibilizamos publicamente uma lista das organizações de pacientes às quais fornecemos apoio financeiro (subsídios, patrocínios, doações, etc.) ou apoio significativo não financeiro para visualização.

 

 

A Ipsen está comprometida com a transparência na pesquisa clínica, fornecendo informações facilmente acessíveis para pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores. A Ipsen disponibiliza o acesso aos dados clínicos, garantindo o anonimato dos pacientes e a proteção das informações comercialmente confidenciais. Nossa abordagem está alinhada com os Princípios de Compartilhamento Responsável de Dados de Ensaios Clínicos da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA) e da European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA) (efpia.eu), que entraram em vigor em janeiro de 2014.

 

  • Registro de Estudos: A Ipsen divulga informações sobre os estudos registrando-os e publicando resumos técnicos dos resultados dos estudos em registros públicos globais e nacionais, em conformidade com os requisitos regulatórios e os padrões globais da indústria.
  • Acesso a Dados Clínicos: A Ipsen compartilha dados clínicos, como dados de pacientes e documentos dos estudos, com pesquisadores científicos e médicos qualificados mediante solicitação. Publicamos relatórios clínicos anonimizados nos sites das agências, de acordo com as legislações globais e locais. Também colaboramos com agências e autoridades nacionais competentes, conforme necessário, para permitir o acesso a documentos que contenham informações sobre nossa pesquisa.
  • Publicação Científica: A Ipsen compromete-se a submeter para publicação e/ou apresentar os resultados de ensaios clínicos, independentemente do resultado, em periódicos biomédicos e/ou em congressos internacionais e reuniões científicas. A Ipsen visa fornecer acesso aberto a toda a pesquisa afiliada à Ipsen, garantindo disponibilidade online gratuita e irrestrita dos artigos de revistas.
  • Sumários em Linguagem Simples: A Ipsen publica resumos de estudos e resumos de publicações de periódicos em linguagem de fácil compreensão.

Informações adicionais estão disponíveis ao clicar no botão abaixo.

A Ipsen não possui instalações internas de pesquisa com animais. Embora a Ipsen terceirize seus testes em animais, estabeleceu um órgão de governança de Bem-Estar Animal para garantir o tratamento adequado dos animais. Somos signatários da “Carta Francesa para Transparência no Uso de Animais para Fins Científicos e Regulatórios” do Gircor e buscamos ativamente os 3Rs: redução, refinamento e substituição da experimentação animal.

 

Pacientes e a sociedade estão no centro da missão da Ipsen de melhorar a vida e os resultados de saúde. A pesquisa biológica e médica é fundamental para aumentar continuamente o conhecimento científico e melhorar a saúde humana. Embora os estudos com animais continuem a desempenhar um papel importante no processo de pesquisa médica e no desenvolvimento de tratamentos que melhoram a qualidade de vida de milhões de pessoas, nossa prioridade é atender aos mais altos padrões de bem-estar animal possíveis. Por isso, estamos entre os signatários da “Carta Francesa para Transparência no Uso de Animais para Fins Científicos e Regulatórios”, desenvolvida pelo GIRCOR.

 

O Assay Baseado em Células da Ipsen já está totalmente implementado para seus produtos DYSPORT® fornecidos aos EUA, Canadá, União Europeia e Suíça.

Para quaisquer perguntas ou solicitações de informações adicionais, entre em contato com corporate.communications@ipsen.com.

A visão da Ipsen é ser uma empresa biofarmacêutica líder global, focada em inovação e Cuidados Especiais, e nossa missão é melhorar a vida dos pacientes por meio de novos medicamentos inovadores.

 

A Ipsen tem o compromisso de possibilitar o Acesso Antecipado aos pacientes a medicamentos que ainda não foram aprovados pelas Autoridades de Saúde locais, portanto, ainda não estão disponíveis para prescrição, quando o medicamento da Ipsen for considerado elegível para o Acesso Antecipado.

 

O que é “Acesso Antecipado”:

A Ipsen define “Acesso Antecipado”1 como o acesso a:

  1. Medicamento não aprovado para a indicação solicitada no país de origem da solicitação
  2. Para condições médicas graves ou com risco de vida
  3. Quando não há terapia alternativa satisfatória disponível para a condição médica em questão
  4. Quando não há opção alternativa para o paciente participar de um ensaio clínico em andamento para a indicação em questão
  5. Quando o medicamento possui evidências médicas razoáveis do equilíbrio positivo entre benefícios e riscos na indicação em questão e o produto medicinal iniciou o processo regulatório de aprovação nos EUA e/ou na UE

O Acesso Antecipado só pode ocorrer se for permitido pelas leis, regras e regulamentos locais ou especificamente aprovado por escrito pelas autoridades locais.

 

O médico e o paciente devem discutir os benefícios esperados, riscos conhecidos e potenciais riscos desconhecidos antes de buscar o Acesso Antecipado a um produto medicinal.

 

Em alguns casos, a Ipsen pode estabelecer um programa projetado para fornecer Acesso Antecipado a vários pacientes em países definidos.

 

A lista dos Programas de Acesso Antecipado da Ipsen nos Estados Unidos está disponível em www.clinicaltrials.gov.

Solicitação de Acesso Antecipado a um medicamento da Ipsen:

 

Quem pode solicitar o Acesso Antecipado?

Somente médicos qualificados podem fazer solicitações para Acesso Antecipado a um medicamento da Ipsen, depois de terem esgotado todas as outras opções apropriadas e disponíveis para tratar a condição médica de seu paciente, incluindo a inscrição em um ensaio clínico.

 

Como o médico pode entrar em contato com a Ipsen e fazer a solicitação?

Os médicos podem entrar em contato com a Ipsen e enviar uma solicitação para Acesso Antecipado para: GlobalMedInfo@ipsen.com

 

O que acontecerá com a solicitação?

Quando a solicitação for recebida pela Ipsen, a empresa enviará uma confirmação de recebimento da solicitação dentro de 48 horas úteis. A solicitação será avaliada pelo departamento médico da Ipsen de forma justa, o mais rapidamente possível, após uma discussão aprofundada com o médico, conforme necessário.

 

A decisão será baseada em pelo menos os seguintes critérios:

  1. As condições para Acesso Antecipado estão atendidas
  2. As condições médicas individuais do paciente
  3. Disponibilidade do medicamento da Ipsen
  4. Ambiente regulatório e de saúde do local de origem da solicitação (por exemplo, para garantir que uma estrutura de Farmacovigilância esteja em vigor)

 

O que acontecerá se a solicitação for aprovada?

Se a solicitação de Acesso Antecipado for aprovada pela Ipsen, o médico deverá coletar e completar todos os documentos necessários para cumprir as regras e regulamentos apropriados – o mais rapidamente possível. Após a coleta, a Ipsen enviará ao médico o medicamento da Ipsen solicitado para Acesso Antecipado, para tratar o paciente.

 

O médico deve se comprometer com as obrigações regulatórias, incluindo a notificação de eventos adversos durante toda a duração do Acesso Antecipado.

 

O que acontecerá se a solicitação não for aprovada?

A Ipsen está comprometida com o Acesso Antecipado, mas a empresa não pode garantir a aprovação e lamenta que, em algumas ocasiões, não seja apropriado fornecer Acesso Antecipado ao seu medicamento ou quando a solicitação não se enquadra na definição de Acesso Antecipado. Nessas circunstâncias, a Ipsen se compromete a fornecer uma resposta oportuna e uma justificativa clara para a decisão.

 

1-Other terms commonly used: Compassionate Use, Early Access, Expanded Access Program, Managed Access Program, Patient Access Program, Special Access Program, Scheme Access Program, Temporary Use Authorization and Pre-approval access.